INMETRO afirma que armas de gel não são consideradas brinquedos e podem ser perigosas

Armas de plástico que disparam bolinhas de gel se tornaram uma verdadeira febre nas ruas e entre as crianças. Esses lançadores de gel, inicialmente considerados “brinquedos recreativos” disparam bolinhas de aproximadamente oito milímetros, que se desintegram ao atingir o alvo.

 

Embora o fenômeno tenha se espalhado, as armas de gel não estão isentas de riscos. O uso inadequado do produto pode causar hematomas e até cegueira caso as bolinhas atinjam os olhos.

 

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) esclareceu que, de acordo com a Portaria Inmetro nº 302, de 2021, as réplicas de armas que disparam projéteis de gel não são classificadas como brinquedos, pois são destinadas ao uso de adultos e não devem ser manipuladas por crianças.

 

A regulamentação estabelece que brinquedos são produtos destinados a crianças menores de 14 anos. Assim, itens que não atendem a essa definição não podem ser comercializados como “brinquedos”, tampouco ostentar o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro.

 

Fonte: TV Jornal Sbt

 

Foto: Reprodução

Compartilhar agora