Jornalista lança livro que conta histórias do futebol profissional de Juazeiro a partir de vivências no Adauto Morais

A jornalista Renata Alves lança o seu primeiro livro “Rivalidades, Histórias e Memórias: Retratos do Futebol Profissional de Juazeiro” no próximo sábado, dia 07 de Dezembro.

 

O evento será no Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 15h, e contará com bate papo com a autora e sessão de autógrafos, além da participação especial do cantor Rodrigo Chá, que fará voz e violão.

 

A obra é resultado do trabalho de conclusão de curso de Renata, formada em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em 2023. A ideia é discutir os principais aspectos da cena futebolística profissional de Juazeiro, trazendo para o centro da discussão personagens de dentro e fora dos gramados, com um olhar especial para a torcida, o estádio, a história dos times e o futuro de modernização.

 

Os retratos jornalísticos presentes no livro são fruto da vivência de Renata no Estádio Adauto Moraes, o “Adautão” de Juazeiro. Através de uma narrativa literária, a obra leva o leitor a navegar pelo passado para rememorar temporadas marcantes, contempla o presente e lança o olhar para o futuro. Os relatos se mesclam a pesquisas feitas no acervo da Gazzeta do São Francisco e do Diário da Região (jornais locais) e em documentos oficiais da Federação Bahiana de Futebol – FBF e da Confederação Brasileira de Futebol – CBF. O compromisso principal da autora é destacar o futebol interiorano, a partir de um recorte regional do esporte mais popular do país.

 

“Quando comecei a pesquisar sobre o futebol da região, percebi que tinha muito material sobre o futebol amador, mas, sobre o profissional, quando tinha, era muito focado em um dos times ou em alguma figura específica. E eu queria trazer algo mais amplo, que retratasse a realidade dos jogadores e dos times, mas também olhasse para as torcidas e tivesse o fator extra-campo, abordando aspectos invisibilizados, como os sociais, econômicos, políticos e culturais. É um livro que surge como ponto de partida, provocativo. Que a partir dele, venham mais contribuições literárias para p futebol da nossa região,” pontua a autora.

 

Confira o convite:

Compartilhar agora