MEC quer que Enem 2025 sirva como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos; entenda
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou, na noite deste domingo (10), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2025, poderá voltar a servir como a certificação de conclusão do Ensino Médio para pessoas acima de 18 anos.
A informação foi anunciada durante coletiva, em Brasília, junto ao presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para apresentar o balanço de realização do Enem 2024, quando Camilo detalhou os dados de presença, ocorrências e abstenções.
De acordo com o ministro, tanto o MEC quanto o Inep irão se debruçar em estudos, até maio do próximo ano, ou seja, antes de serem iniciadas as inscrições para o Enem 2025, sobre a viabilidade desse processo. “Vamos fazer a discussão com as redes e institutos vinculados”, explicou o ministro da Educação.
Caso a medida seja adotada, o candidato que atingir determinada nota – que ainda será discutida – terá seu ensino médio concluído, embora ainda não tenha cursado por completo até o 3º ano, além da oportunidade de ingressar na universidade pública. Atualmente, esse processo ocorre por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja).