Gabriel Bortoleto é anunciado pela Sauber e Brasil retorna à Fórmula 1 após sete anos
Na manhã desta quarta-feira (6), a Sauber, que a partir de 2025 será renomeada para Audi, anunciou a contratação de Gabriel Bortoleto, líder da Fórmula 2 na temporada de 2024. Com isso, o Brasil está oficialmente de volta à Fórmula 1 após sete anos.
O jovem piloto brasileiro fará dupla com o experiente Nico Hulkenberg e deixará o programa de desenvolvimento da McLaren, onde conquistou o título da Fórmula 3 em 2023.
“É um dos projetos mais empolgantes do automobilismo. Entrar para uma equipe que combina a rica história da Sauber e a tradição vencedora da Audi é uma honra. Quero crescer com esse projeto ambicioso e chegar ao topo do esporte a motor”, comemorou Bortoleto.
O chefe de equipe, Mattia Binotti, não poupou elogios ao talento do brasileiro e aposta na dupla com Hulkenberg para um futuro de sucesso na F1.
“Gabriel demonstrou que tem tudo para ser um grande campeão. A dupla formada por Nico e Gabriel representa a combinação perfeita de experiência e juventude, posicionando nossa equipe de forma forte para o futuro”, destacou Binotti.
A Sauber, atualmente na lanterna do campeonato, tem altas expectativas com a chegada da Audi e as mudanças no regulamento de motores previstas para 2026. A equipe busca se consolidar entre as principais do grid nos próximos anos.
Com a chegada de Bortoleto, a Sauber encerra o ciclo de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou. Vale lembrar que o último brasileiro a disputar uma temporada completa na Fórmula 1 foi Felipe Massa, em 2017. Pietro Fittipaldi realizou algumas corridas pela Haas em 2020, mas não disputou uma temporada completa.
Fonte: Bnesportes
Foto: Públicas