Pesquisa afirma que a população jovem é a que mais sofre golpes na internet
Nesta última segunda-feira (1°) uma pesquisa divulgada pelo DataSenado revelou que 24% dos brasileiros afirmam ter perdido dinheiro nos últimos 12 meses por causa de algum crime cibernético.
Quase 1/4 da população do país foi vítima de atos como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias, informou a 21ª edição da Pesquisa Panorama Político.
Em Pernambuco, 22% da população afirmou ter sido vítima de algum golpe. A quantidade ainda é menor que a média geral do Brasil, que foi de 24%.
Os destaques foram os estados do Ceará, onde a população sofreu menos com os criminosos virtuais, com 17%, e o Piauí (18%) e Sergipe (19%). Por outro lado, 30% dos moradores de São Paulo afirmaram ter sido vítimas de golpes online. Mato Grosso (28%) e Roraima (27%) ficam logo atrás.
Outro dado que chama a atenção é a de que a parcela da população entre 16 e 29 anos foi a que sofreu mais golpes virtuais. 27% desses indivíduos afirmaram ter sido vítimas. De 30 a 39 vem após, com 23%, seguida por 40 a 49 anos, com 20%. A parcela de 50 a 59 atingiu 14% e 16% da população de 60 anos ou mais sofreram com os crimes.
Porém, a pesquisa aponta que a distribuição dos números é semelhante à proporção da população brasileira.
O levantamento traz à tona os principais temas que preocupam os brasileiros. A pesquisa reflete um panorama das principais questões enfrentadas pela população e oferece um olhar aprofundado sobre o impacto desses desafios em diferentes regiões e grupos demográficos do Brasil.
Fonte: Diário de Pernambuco
Foto: Freepik