Casais adotam modelo “LAT” que significa: ‘vivendo juntos, mas em casas separadas’; veja

O ser humano está constante mudança, com isso, surgem novas formas de expressar seus sentimentos, principalmente em relacionamentos.

 

Um modelo que tem ganhado popularidade e chamado bastante atenção é o LAT (Living Apart Together), que significa “vivendo juntos, mas em casas separadas”.

 

Esse formato tem se tornado comum na Europa Ocidental, América do Norte e Austrália, com cerca de 10% dos casais na França e 8% na Espanha adotando essa dinâmica. Nos Estados Unidos, estima-se que duas milhões de pessoas estejam em relacionamentos LAT.

 

De acordo com informações o modelo é preferido por casais mais jovens, que visam evitar os conflitos do convívio diário, resultando em uma relação mais saudável. Porém, esse formato pode ser desafiador para quem tem dificuldade em ficar longe do parceiro.

 

Confira alguns prós e contras do relacionamento LAT segundo a sexóloga Claudia Petry, especialista em Educação para a Sexualidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro da SBRASH (Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana).

 

Prós:

 

• Autonomia financeira: os casais podem gerenciar suas finanças pessoais e manter um fundo comum para despesas compartilhadas.

 

• Mais espaço e liberdade: viver separados permite preservar o espaço pessoal e dedicar tempo a hobbies e amigos, desde que momentos de qualidade em casal sejam mantidos.

 

• Menos conflitos cotidianos: morar separados pode reduzir desgastes comuns na convivência, como divisão de responsabilidades.

 

Contras:

 

• Distância emocional: A falta de convívio diário pode enfraquecer a relação, dificultando a criação de memórias compartilhadas. Programar encontros regulares é essencial.

 

• Intimidade comprometida: A intimidade não se limita ao sexo; dormir e acordar ao lado do parceiro é fundamental para a cumplicidade e confiança.

 

• Pressão social: A escolha pelo LAT pode gerar curiosidade e pressão de amigos e familiares. Claudia Petry aconselha que seja importante encontrar um arranjo que promova a felicidade, sem se preocupar com a opinião alheia.

 

 

Fonte: TV Jornal Sbt

 

 

Foto: Freepik

Compartilhar agora