Conheça a rotina de astronautas presos no espaço até fevereiro de 2025
Não faltam relatos de casos de passageiros que ficaram presos por horas dentro de um trem enguiçado, elevador quebrado ou confinados em um aeroporto por um apagão.
Agora pense ficar preso no espaço até fevereiro de 2025, sem saber se voltará a terra, quando irá rever familiares e retomar a vida normal. Essa é a situação dos astronautas Sunita Williams e Butch Wilmore da Nasa, a agência espacial americana, que embarcaram para uma missão de oito dias, e estão agora há mais de dois meses “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Segundo informações, acredita-se que a espaçonave que os levou até lá a Starliner, da Boeing, pode não ser capaz de trazê-los de volta à Terra em segurança.
Desde que o problema foi anunciado, muitas dúvidas surgiram em relação à rotina dos astronautas. Uma delas, por exemplo, foi a comida. Apesar de não dar detalhes dos tipos de suprimentos, a Nasa destacou que eles estão cultivando produtos frescos por lá. Além disso, os astronautas também se alimentam de suplementos vitamínicos e alimentos secos.
Outro questionamento foi relacionado à hidratação, em entrevista recente ao The Mirror, a astronauta britânica Meganne Christians afirmou que eles estão prontos para lidar com situações adversas e uma das formas de se hidratar é reciclar a própria urina e que isso é um sistema comum em missões espaciais.
Em relação ao banho, ela explicou que as estruturas não possuem chuveiros, mas que os astronautas tomam banho com uma espécie de toalha úmida.
Com informações da Forbes
Foto: Reprodução