Enem dos Concursos: Menos da metade dos inscritos compareceram às provas neste domingo (18)
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou neste domingo (18) que cerca de 1 milhão de pessoas realizaram as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O número é aproximadamente metade dos 2,1 milhões de inscritos.
O Distrito Federal teve a menor taxa de abstenção do Brasil, segundo Dweck, enquanto o Ceará foi o estado que mais registrou desistências.
“Nossa estimativa é que chegue bem próximo de 1 milhão de pessoas [que realizaram], o que está dentro da nossa expectativa, considerando os concursos públicos, o que foi uma surpresa muito positiva dada a envergadura do concurso”, disse a ministra.
O exame ocorreu das 9h às 11h30, com questões de conhecimentos gerais e uma redação ou pergunta dissertativa. À tarde, se deu das 14h30 às 18h, com questões de conhecimentos específicos.
Em relato ao Portal Zap, o estudante Vitório Lopes, de 19 anos, que realizou às provas no último domingo em Petrolina, destacou que o tempo foi um problema, mas que as provas estavam coesas.
“Achei uma prova boa, pra quem estudou. As questões foram bem produzidas, língua portuguesa estava fácil. O tempo foi um problema, a ser trabalhado. Mas em geral, foi uma prova coesa”, relatou.
Os candidatos concorreram a 6.640 vagas permanentes em 21 órgãos federais, com salários iniciais de até R$ 22,9 mil. Foi o maiora concurso público da história do Brasil.