“Mulher do jegue” de 71 anos faz viagem de 1.600km em cima de uma mula

Marinalva Carneiro da Silva, apelidada de “mulher do jegue”, baiana que decidiu se aventurar aos 71 anos em uma jornada de mais de 1.600 km, montada em uma mula. Partindo de Itaberaba, na Chapada Diamantina, com destino a Barretos, São Paulo, ela planeja participar da 69ª Festa do Peão em 15 de agosto, acompanhada por amigos.

 

 

“Sempre sonhei em ir à Festa do Peão, mas nunca consegui. Ir montada está sendo uma realização dupla!”, disse ela.

 

 

Marinalva trabalha em uma loja de roupas country em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. A baiana sempre foi apaixonada pela vida no campo, o que a levou a se tornar tricampea baiana de montaria. Sua dedicação ao estilo de vida rural a tornou conhecida como “mulher do jegue”, um apelido originado do tempo em que ela criava uma jumento chamado Pirulito e o levava a eventos.

 

 

A ideia da viagem surgiu de amigos de montaria que a convidaram para o percurso de mais de 40 dias, ela aceitou o desafio e partiu com o grupo rumo a São Paulo.

 

 

“Eu ia apenas assistir à saída, mas eles insistiram e pensei: ‘sempre trabalhei a vida toda, vou aproveitar’. Voltei para – casa, peguei minhas coisas, avisei no trabalho e vim. Tem sido uma aprendizagem incrível”, contou.

 

 

A viagem começou em 5 de julho, Marinalva encontrou o grupo em Itaberaba, e todos seguiram juntos para Barretos. O número de viajantes varia, pois muitos não conseguem fazer todo o trajeto devido a compromissos de trabalho, mas ela garante que mais de 10 pessoas farão os 1.600 km ao seu lado.

Para garantir o conforto dos viajantes e dos animais, o grupo organizou um carro de apoio para levar os pertences e garantir a segurança nas estradas.

 

 

Até esta terça-feira (30), o grupo já havia atravessado a Bahia, passado pelo Espírito Santo e estava em Várzea da Palma, Minas Gerais, a 300 km de Belo Horizonte. Com metade do caminho percorrido (1.022 km), restam ainda 730 km até Barretos. A previsão é que o grupo chegue a tempo para a Festa do Peão em 15 de agosto.

 

Depois da longa viagem a Barretos, Marinalva retornará a Feira de Santana de carro, e os animais também serão levados de volta para a Bahia.

 

Fonte: G1

 

 

Foto: Reprodução

Compartilhar agora