Ministério da Agricultura e Pecuária confirma caso de Newcastle em granja no Rio Grande do Sul

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou a identificação de um foco da doença de Newcastle (DNC), transmitida por vírus que atingem aves silvestres e comerciais.

 

Altamente contagiosa, a doença tem sintomas respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarréia e edema na cabeça dos animais.

 

 

Ainda de acordo com o ministério, a identificação se deu em uma granja de criação de aves comerciais para corte, localizado no município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. O diagnóstico com resultado positivo foi feito na última quarta-feira (17), às 16h, pelo LFDA-SP (Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo).

 

 

A DNC é causada pela infecção por vírus pertencente ao grupo paramixovírus aviário sorotipo 1 (APMV-1), virulento em aves de produção comercial. Além de aves, pode atingir também répteis, mamíferos, e até mesmo seres humanos.

 

 

Os últimos casos confirmados no Brasil ocorreram em 2006 e em aves de subsistência, nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

 

 

Fonte: Agência Brasil

 

Foto: Freepik

Compartilhar agora