Contador de histórias de Juazeiro é convidado para participar da maior expedição científica do Brasil
De 21 a 30 de novembro, quatro embarcações e seis lanchas de apoio vão percorrer 240 km, de Piranhas à Foz do Rio São Francisco, coletando amostras para pesquisas em 35 áreas, realizando ações de educação ambiental junto às escolas públicas e ofertando serviços de saúde, que incluem exames e consultas médicas.
E dentro da programação, o patrono da Academia Brasileira de Contadores de Histórias Willian Fernando Soares é o convidado da 6ª Expedição Científica do Baixo São Francisco, quando, durante 10 dias, 90 pesquisadores de todo o Brasil vão a campo, para compartilhar ciência, educação e saúde com povos originários.
A abertura dos trabalhos da 6ª Expedição será na cidade de Piranhas, no sertão de Alagoas, no dia 21 de novembro, às 8h30, no auditório do Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros, no centro histórico da cidade, e contará com a presença de autoridades nacionais e locais, além de pesquisadores e sociedade em geral.
Atualmente, a Expedição do Baixo São Francisco é o maior programa de biomonitoramento ambiental em águas continentais do Brasil. Um trunfo para Alagoas e para a Ufal, tendo em vista que os coordenadores José Vieira, Emerson Soares e Themis Silva são também professores da instituição. Com trabalho, competência e resultados concretos, a Expedição chega à 6ª edição tendo como investidores o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). No entanto, envolve a expertise de mais de 30 instituições locais e nacionais, entre universidades brasileiras e estrangeiras, institutos de pesquisa, órgãos ambientais, fundações e empresas.
A população poderá acompanhar a Expedição pelas principais meios de comunicação e também participar das atividades em sua cidade, seguindo o cronograma abaixo:
21 de novembro: Piranhas-AL
22 de novembro: Pão de Açúcar-AL
23 de novembro: Traipu-AL
24 de novembro: São Brás-AL
25 de novembro: Propriá-SE
26 de novembro: Igreja Nova-AL (povoado de Chinaré)
27 de novembro: Penedo-AL
28 de novembro: Piaçabuçu
29 de novembro: foz do Rio São Francisco e retorno a Penedo
30 de novembro: encerramento em Penedo-AL, no Teatro Sete de Setembro
Para conhecer mais as Expedições Científicas do Baixo São Francisco, acesse a página, confira a playlist no canal da Ufal no YouTube e siga o perfil @expedicao_saofrancisco no Instagram.