Brasileiros são autorizados a sair da Faixa de Gaza
Um grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza foi autorizado a sair do território, nesta sexta-feira (10). Ao todo, 33 pessoas monitoradas pela Embaixada do Brasil na Palestina integram a relação. A lista foi confirmada pelo embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer.
A Embaixada brasileira na Palestina estava monitorando a situação de 34 pessoas na Faixa de Gaza, sendo 24 brasileiros, sete palestinos em processo de imigração e três palestinos que ainda vão dar início ao processo.
A única pessoa que não foi colocada na lista é a avó da jovem Shahed al-Banna, Jamila Ewaida. A idosa tem cidadania palestina e ainda dará início ao processo de imigração para o Brasil.
O grupo que foi autorizado a sair nesta sexta-feira faz parte de uma relação com quase 600 nomes de cidadãos de 15 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Índia, China, Polônia e outros.
Hasan Habee, um dos brasileiros que esperava pela saída, disse que parte do grupo viajou de ônibus da cidade de Khan Yunis até a passagem de Rafah.
“Espero que a gente consiga viajar hoje. A chance é muito grande. Talvez tenha alguma dificuldade, mas espero que não aconteça isso”, afirmou.
Essas pessoas irão cruzar a fronteira da Faixa de Gaza com o Egito por meio da passagem de Rafah, nas próximas horas.
Em relação aos civis acompanhados pelo Brasil, o grupo deve embarcar no avião da Força Aérea Brasileira que aguarda os brasileiros no Egito há mais de uma semana.
Fonte: g1
Imagem: Hatem Ali / AP Photo