Compesa é multada em R$ 121 mil e Prefeitura de Petrolina (PE) cobra reforma da caixa d’água
Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura de Petrolina (PE), por meio da Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup), multou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em R$ 121.197,35. A multa foi aplicada com base em Lei Municipal, devido a demora na recuperação da laje superior do reservatório elevado da Estação de Tratamento de Água (ETA-Centro). O espaço, localizado no bairro Vila Mocó, é utilizado para o armazenamento da água que é distribuída para diversas localidades da área central da cidade.
Segundo a Armup, a caixa d’água, que está danificada há alguns anos, deixa a água exposta e pode facilitar a entrada de contaminantes externos, como poeira, detritos, microrganismos e poluentes, bem como, o acesso de insetos vetores, que possam gerar risco de transmissão de doenças.
A cobrança da reforma é feita com base nos padrões e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O projeto de construção e operação do reservatório de distribuição de água para abastecimento público estabelece requisitos que inclui a necessidade de vedação para proteger e garantir a qualidade do líquido, antes da sua distribuição a população.
Após recebimento da notificação, a Compesa tem um prazo de cinco dias, para que possa emitir resposta e defesa para solução do problema.
Fonte: g1
Imagem: Divulgação