Tecnologia na Fisioterapia: especialista explica quais recursos são usados na recuperação dos pacientes
A tecnologia continua a desenvolver um papel fundamental na transformação da área da Fisioterapia, melhorando a eficiência dos tratamentos, aumentando o acesso aos cuidados de saúde e permitindo uma abordagem mais precisa e personalizada para o tratamento de pacientes.
No entanto, informa o fisioterapeuta Hugo Pereira, é importante equilibrar o uso da tecnologia com o julgamento clínico e a atenção personalizada ao paciente para obter os melhores resultados de reabilitação. “A tecnologia é um excelente aliado na área. Com o seu auxílio, as avaliações se tornam mais precisas. Isso, por sua vez, amplia a capacidade de aplicação de técnicas terapêuticas mais eficientes”, frisou.
Além disso, acrescenta Hugo, a tecnologia também se manifesta como um recurso relevante no processo de recuperação dos pacientes. “Um exemplo notável é o uso de videogames de maneira lúdica, como PlayStation, Xbox, e óculos de realidade virtual, que são empregados para incentivar os pacientes a realizarem movimentos específicos”.
De acordo com ele, essas inovações estão contribuindo significativamente para o avanço da Fisioterapia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Empregabilidade
As áreas de Terapia Intensiva, Respiratória e Dermatofuncional oferecem oportunidades de emprego substanciais, mas é importante lembrar que a chave para garantir essas chances está nas mãos do próprio estudante e profissional, ressalta Hugo Pereira, que atua também como professor e coordenador do curso de Fisioterapia da faculdade UniFTC Juazeiro.
“Se você demonstrar comprometimento durante os seus anos de formação e na prática profissional, aprimorando as suas habilidades de maneira consistente, estará sempre em posição favorável para encontrar oportunidades de atuação. A dedicação, portanto, é uma peça fundamental que não apenas garante o seu lugar no mercado, mas também abre portas para um futuro promissor e repleto de possibilidades”.
Fisioterapia na UniFTC
A matriz curricular inovadora adota desde o início do curso um modelo de educação interprofissional em saúde, formando os estudantes não apenas com habilidades essenciais, mas também com uma compreensão profunda das complexidades do mercado de trabalho.
Hugo destaca uma série de vantagens que diferenciam a instituição: práticas logo no primeiro semestre, professores que combinam experiência prática do mercado com o ensino em sala de aula, instalações laboratoriais de última geração e integração de tecnologia diretamente no currículo.
Além disso, projetos integradores e Metodologias Ativas colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, transformando-o no agente principal do seu próprio desenvolvimento profissional. Se o seu objetivo é se juntar a uma instituição que molda os profissionais do amanhã e os prepara para enfrentar o mercado de trabalho, então não perca a oportunidade de se inscrever no Vestibular Super Bolsa e garantir bolsas de até 100%. Para obter informações detalhadas sobre o curso e a instituição, basta acessar o site.
Texto e imagem: Ascom UniFTC