Uso de máscara deixa de ser obrigatório nos serviços de saúde em Petrolina
Esta semana foi publicada uma Nota Técnica Municipal, nº 001/2023, que dispõe sobre as orientações do uso de máscaras para população geral e em serviços de saúde de Petrolina. Na nova orientação fica instituído a não obrigatoriedade do uso da máscara dentro dos setores ou unidades dos serviços de saúde para pacientes que não tenham sintomas respiratórios e seus acompanhantes. O município segue as diretrizes estadual e nacional, as quais se amparam na redução no número de casos da COVID-19.
A medida está sendo adotada considerando o cenário epidemiológico da última semana, que apontou uma positividade de 3,9% para o vírus respiratório, esse índice atende as expectativas que consideram a baixa circulação do vírus, que deve ser menor que 10%.
A Secretaria de Saúde ainda recomenda a utilização da máscara para pessoas com sintomas gripais, confirmados para COVID-19 e trabalhadores de saúde, pacientes ou outros indivíduos que trabalhem ou circulem nas áreas de triagem, internação ou manejo clínico/ambulatorial de pacientes com doenças infecciosas (incluindo enfermarias, quartos, corredores etc.). Petrolina segue monitorando o número de caso e tomando as medidas necessárias caso haja mudanças no cenário epidemiológico.