Moda nordestina é celebrada pela Revista Trinca em edição criada em parceria com a Nordestesse

A revista Trinca, assinada pelo jornalista e stylist baiano radicado em São Paulo Zedu Carvalho, mergulhou no universo da curadoria feita pela idealizadora da plataforma Nordesdesse, Daniela Falcão, para criar imagens de moda com marcas da região. Os ensaios, fotografados entre Salvador, Bahia e São Paulo, foram inspirados em temas do imaginário da cultura brasileira, como artesanato, pintura e religião, acompanhados por textos informativos, servindo também como ferramenta para valorizar e promover a cultura popular.

 

Para a edição especial, a Trinca desenvolveu – a partir de etiquetas que fazem parte da curadoria de moda e design – seis editoriais inspirados em manifestações urbanas e movimentos artísticos. São eles: Folclore e Festas Populares, Sertão e Cultura Brasileira, Fé e Sincretismo Religioso e Verão e Praias.

Em Folclore e Festas Populares, o Bumba Meu Boi é celebrado através das fotos do pernambucano Bruno Alves. Os looks são da marca potiguar De Pedro e da cearense Studio Orla, especialistas em uma moda agênero, feito à mão e com valorização ancestral.

 

A arte nordestina – popular e erudita – foi a inspiração para os dois ensaios: uma homenagem ao artesão pernambucano Jonatas Moreno com looks das marcas cearenses Studio Orla, Gonzalo e Açude e um resgate às obras de Carybé. Para este, Zedu convidou o fotógrafo e pintor Pablo Saborido para clicar e, depois, sobre a foto impressa, pintar as imagens que homenageiam o artista. Os looks são Açude e Studio Orla, com a participação do crochê da potiguar De Pedro.

​Em Fé e Sincretismo, o trabalho da baiana Adriana Meira ganha evidência através do ensaio fotografado por Pedro Accioly. “Finalizamos a série de fotos com Verão e Praias. Neste ensaio, saudamos o sol em três momentos: no amanhecer, ao meio-dia e no entardecer através dos cliques de Thaiz Vandinezi com looks Rush Praia e cabeças Jhonny Braz”, explica Zedu, editor de moda e diretor criativo da Trinca.

 

Reunindo fotógrafos, stylists, artistas da beleza, designers, modelos e artistas visuais para produzir conteúdo, a revista funciona como ferramenta para a promoção e valorização da cultura brasileira. “O foco é contribuir para o fortalecimento da indústria criativa, para o reconhecimento de artistas e para a divulgação da rica diversidade cultural do Brasil”, diz.

 

 

 

Fonte: Alô Alô Bahia
Imagens Pedro Accioly, Bruno Alves, Pablo Saborido e Fabrício Barreto – Revista Trinca/divulgação

Compartilhar agora