Brasileiro que aprendeu a falar com 6 meses tem QI maior que 99,8% das pessoas do planeta; entenda
Miguel Manoel de Oliveira, de 10 anos, de Praia Grande, no litoral de São Paulo, começou a falar as primeiras palavras aos seis meses de idade. Seu quociente de inteligência (QI) de 144 na Escala Wechsler é considerado superior ao de 99,8% da população mundial. As altas habilidades e superdotação fizeram com que Miguel Manoel de Oliveira fosse aceito em uma sociedade internacional para superdotados, a Intertel.
Ao G1, Rosangela, mãe de Miguel, conta que ele aprendeu a ler e escrever aos dois anos de idade. “Ninguém ensinou nada, foi sozinho e foi um susto, porque de um dia para o outro ele mostrou que já sabia […]. Eu achava que ele estava reproduzindo o comportamento dos adultos, mas depois eu percebi que ele realmente já estava lendo”.
Rosangela afirma que, quando Miguel tinha quatro anos, a escola entrou em contato e solicitou que eles procurassem um médico. A suspeita era de Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), já que o menino conversava muito durante as aulas.
Ao levá-lo no Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, a mãe recebeu a suspeita de altas habilidades e superdotação. Ela passou a investigar, até receber o laudo da confirmação de uma neuropsicóloga.
Hoje, de acordo com Rosangela, Miguel sabe tocar instrumentos como teclado, flauta, violino e bateria, decorou o nome de bandeiras de diversos países e tem facilidade em aprender inglês, espanhol e francês. O menino adquiriu todas as habilidades sozinho.
“O mais importante é ele ser feliz e realizar os sonhos dele. Desde os dois anos, ele diz que quer ser médico. No começo, falava que era médico que cuida da cabeça das crianças. Hoje, já fala neuropediatra […]. Tem muito interesse em assuntos relacionados a doenças e tratamentos”.
Texto: G1
Imagem: Reprodução