Por contenção de despesa, Prefeitura de Juazeiro não realizará Jogos Escolares em 2023

Às vésperas da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares, prefeita Suzana Ramos cancelou nesta quarta-feira (26) o evento que acontece há mais de 40 anos. A justificativa é a de redução de gastos através do Decreto de número 331/2023.

 

 

Em nota, a prefeitura informa: “Em razão das determinações do Decreto 331/2023, publicado no Diário Oficial do dia 9 de março, com vigência até 9 de junho que estabelece medidas administrativas para contenção de despesas resolve pela não realização da competição dos Jogos Escolares Municipais”, informou a PMJ.

 

 

Esse ação desagradou toda a comunidade juazeirense, que estava ansiosa para o acontecimento da competição. O gesto implícito é também para os estudantes e professores, um desrespeito visto que eles vêm se preparando desde o ano passado para os jogos.

 

 

O evento que teria sua 43⁰ edição este ano, é de grande destaque e relevância para o ensino uma vez que ele atua no desenvolvimento íntegro dos jovens que engloba o físico, motor e cognitivo, além de melhorar os aspectos emocionais e sociais destes. Há diversos estudos acerca do tema, onde comprovam que o esporte combate desigualdades sociais e raciais, além de reduzir a criminalidade e violência entre os jovens. Esses benefícios já foram reconhecidos pela atual gestão no ano de 2022, mas que dessa vez foram inferiorizados em detrimento de controle de gastos.

 

 

Os Jogos Escolares Municipais são também um incentivo para outros tipos de competições esportivas. Ano passado, em 2022, nos Jogos Escolares Brasileiros, o estudante David Emanuel, 14, do 9º ano do Colégio Estadual Hildete Lomanto, foi campeão na série prata nos 80 metros rasos.

Compartilhar agora