Vacina contra gripe todo ano? SIM!
A vacina contra a Influenza protege da gripe, vírus respiratório altamente transmissível. Apesar de ter se tornado uma doença “comum”, ela ainda acomete casos graves que podem levar a morte quando não tratada corretamente. A vacina faz com que não haja um agravamento no quadro ou pode até mesmo impedir a pessoa de contrair a infecção. No Brasil, os “surtos” da gripe são mais intensos e frequentes no inverno e em épocas frias, entre abril e outubro.
Mas por que é preciso tomar anualmente? Ela é ofertada todos os anos porque as cepas circuladas sofrem alterações e variações, precisando assim de uma atualização na composição da vacina.
São oferecidas pelo Governo Federal para grupos prioritários, através do Sistema Único de Saúde – SUS que promove campanhas nacionais de vacinação. A deste ano teve início dia 10 de abril de 2023 e vai até 31 de maio de 2023. De acordo com o Ministério da Saúde, fazem parte desse grupo:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Trabalhador da Saúde
Gestantes
Puérperas
Professores do ensino básico e superior
Povos indígenas
Idosos com 60 anos ou mais de idade
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
Profissionais das Forças Armadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
Trabalhadores Portuários
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é retomar as altas coberturas vacinais após queda nos últimos anos. Mais de 80 milhões de brasileiros fazem parte do grupo prioritário e em 2022, apenas 68% deles se protegeram. Para quem não faz parte do grupo, as vacinas contra gripe podem ser encontradas nas redes privadas.
Fontes: Drauzio Varella e Governo Federal