DOCE OU SALGADO? Chocolate divide espaço com ovos de acarajé, abará, pudim e empada, em alta nesta Páscoa

Ovos de Páscoa salgados e com recheios nunca vistos? Sim. Confeiteiras e produtores colocam a criatividade a serviço de surpreender os clientes e diversificar o cardápio do Domingo de Páscoa. O tradicional ovo de chocolate tem dividido espaço com ovos de acarajé, abará, empada e até mesmo de pudim. Você pode até torcer o nariz, mas é fato que as inovações surpreendem a todos e agradam a diferentes paladares. Com a proximidade da Semana Santa, as encomendas dos ovos “diferentes” estão a todo vapor. A equipe do BNews conversou com profissionais que inovaram o menu da Páscoa e segundo eles, as novidades têm garantido a ampliação das vendas.

 

Os ovos Páscoa de dendê ou “ovos raiz” são as apostas da analista de sistema, socióloga, gastrônoma, empreendedora e mãe solo de Lia Maria, Cristina Santos, 46 anos. Há oito anos, ela criou seu primeiro produto diferente para o cardápio que foi a “pizza de abará”, denominada “Pizzará”, expressão que dá nome ao negócio. “A ideia surgiu como uma forma divertida e inusitada de consumir o nosso amado dendê”, lembra.

 

As inovações chagaram ao cardápio da Páscoa. Ovos salgados com recheios de camarão e mariscos também viraram a tendência do negócio. O menu foi incrementado com o “ovojé”, um ovo feito com uma massa de um mix de feijões frita, garantindo crocância e cor dourada, que lembra muito o acarajé. No recheio, vai o famoso vatapá, frutos do mar (a escolher) e mini acarajés. Já o Ovorá (“ovo de abará”) é trufado com frutos do mar (a escolher) e cobertos com mine abarás e camarão seco.

 

“Os ovos não foram criados nessa Páscoa, mas demos uma repaginada dos nossos “ovos raiz” e garantimos uma alavancada nas vendas desse ano. Tem sido sucesso, uma saída muito boa mesmo. Muita gente apreciando os produtos nesse período da Páscoa. Estamos melhorando significativamente os lucros”, comemora a comerciante. As opções diferentes não param por aí. Na lista de sugestões tem ainda o “Ovoçá” que é “ovo de acaçá, trufado com beijinho é coberto com coco fresco ralado, brigadeiro de dendê, raspas de laranja pocan com limão siciliano e cravo da Índia. “Esse tem sido sucesso absoluto”, diz a comerciante que não tem loja física e recebe as encomendas através da página do Instagram @pizzarabahia.

Ficou imaginando ovos de acarajé e dendê? Agora pare e pense em um ovo de Páscoa feito de empada. Pois é! Trata-se do “empadovo”, um ovo onde a massa da empada substitui o chocolate. Os recheios doces são trocados pelos salgados da empada como frango, carne seca e queijo do reino. A novidade agradou tanto que o dono do negócio já não recebe mais encomendas para essa Semana Santa. “Já fechamos nossa capacidade produtiva para a Páscoa, mas depois do feriado, vamos abrir uma nova leva de encomendas para aqueles que tiverem interesse de conhecer o produto”, diz Breno Sodré, 26 anos.

Ele conta que a venda de empadas tradicionais surgiu em 2012. “Tinha um comércio informal vendia no IFBA, no campus Valença, para ter uma renda extra e não precisar incomodar meus pais. Eram cerca de 30 empadinhas de 1 real cada”, recorda, acrescentando que hoje tem loja física e já se vão 11 anos produção. “No momento só estamos produzindo “empadovo”, já que nossa loja é exclusivamente produtora de empadas diversas doces e salgadas”, explica. A unidade fica na rua Leovigildo Filgueiras, n. 160, bairro do Garcia. As encomendas também podem ser feitas através do Instagram @empadadobreno

 

Ovo de pudim – Quando o assunto é novidade de ovo de Páscoa doce que tal um ovo de pudim? Criado há mais ou menos um ano, ele é o queridinho da Falka confeitaria, e tem sido um dos mais pedidos nesse período. “Este é um dos itens mais vendidos do nosso cardápio e os clientes pediram bastante para fazê-lo em formato de ovo de Páscoa. E assim fizemos e as encomendas não param”, explica Rebeca Falcão, proprietária do ateliê localizado no Stiep onde faz toda a produção.

Ele conta que há seis anos iniciou o negócio com venda de brigadeiros em uma boate no Rio Vermelho. “Aos poucos fui me aperfeiçoando e desenvolvendo técnicas para expandir o cardápio. Para essa Páscoa os pedidos estão ainda acontecendo. Antigamente as pessoas se programavam com antecedência e tínhamos tempo para se organizar melhor. Mas ultimamente tem deixando para pedir em cima da hora, então na semana da Páscoa as vendas triplicam”, afirma.

 

Histórias sobre origem dos ovos de Páscoa – Apesar de ser uma tradição enraizada na cultura, muitas pessoas não sabem qual a origem do ovo de Páscoa. Por isso, o BNews enumerou algumas histórias para que você entenda de onde veio essa tradição. Confira!

 

De acordo com uma publicação feita pela BBC, a tradição pode ter originado de uma versão da história religiosa em que um coelho teria ficado preso no túmulo aberto de Jesus. Dessa forma, ele teria sido o primeiro a testemunhar a ressurreição, se tornando o símbolo da data, trazendo consigo as boas novas. Outra versão para origem dos ovos nessa data está relacionada aos povos mais antigos, como os persas, que viam o ovo como símbolo de renascimento.

 

Países como Ucrânia e China associavam o alimento à vida antes mesmo do cristianismo, as tradições iam desde a criação do mundo até a comemoração do fim do inverno. No entanto, eles não comiam ovos de chocolate, e sim pintavam ovos de galinha. Ainda segundo as histórias, o ovo de chocolate é derivado de uma tradição iniciada na França, no século 12, com a volta de Luís VII das cruzadas. Isso porque, ao chegar, ele foi recebido com festa e com muitos produtos das terras que foram exploradas, incluindo ovos. A data dos festejos coincidiu com o jejum da Quaresma.

 

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a Páscoa de 2022 vendeu mais de 10 mil toneladas de ovos no Brasil. Já para este ano, a expectativa é mais alta. Isso porque serão colocados no mercado 440 itens de Páscoa pela indústria, sendo 163 lançamentos. Seja tradicional de chocolate ao leite, de acarajé, abará ou empada, trufados com camarão ou mariscos, já está aberta a temporada de encomendas. E você vai inovar ou seguirá no tradicional ovo de chocolate?

 

Com informações: Bnews

Fotos: Divulgação / Redes Sociais

Compartilhar agora