Novo golpe do Pix tem invasão fake de conta bancária, acesso a dados sigilosos e até música de banco
Clientes de banco têm relatado, nas redes sociais, um novo tipo de golpe envolvendo o Pix. Segundo eles, criminosos ligam para as supostas vítimas e, para convencê-las a fazerem uma determinada transferência bancária, citam dados sigilosos e valores exatos de movimentações anteriores na conta.
O criminoso liga para um cliente de banco e diz algo como: “Sou funcionário da instituição, sua conta foi invadida e retiraram os valores X, Y e Z”. Essas transações, obviamente, são falsas, mas a vítima ainda não sabe. Em seguida, o autor da fraude lista informações sigilosas da pessoa, enumerando dados do extrato, valores precisos de débitos automáticos, transferência via Pix etc. Tudo para induzir a vítima a cair na armação.
O objetivo é persuadir a vítima a fazer transferências nos mesmíssimos valores de X, Y e Z para contas de criminosos. O argumento? “O banco vai reconhecer a duplicidade das transações e cancelar tudo.” Os autores da fraude usam, inclusive, uma convincente trilha sonora semelhante às de chamadas de telemarketing. *com informações g1