MARCA O AMIGO! ‘Janeiro seco’ incentiva interromper o consumo de álcool por um mês
Reduzir ou suspender a ingestão de álcool, mesmo que de forma temporária, costuma estar entre as metas estabelecidas para o período seja para compensar os exageros cometidos no fim do ano ou simplesmente para eliminar algumas calorias da dieta. Tanto que, nos últimos anos, o movimento “Dry January” ou “Janeiro Seco”, em tradução livre, que começou no Reino Unido, tem ultrapassado as fronteiras e alcançado novos adeptos em outros países, incluindo o Brasil.
O movimento, criado em 2012 pela Ong Alcohol Change UK, incentiva as pessoas a começarem o ano sem bebida alcoólica por um mês inteiro. Pode parecer uma atitude inócua, por ser pontual, mas a verdade é que mesmo um breve período sem álcool é suficiente para trazer benefícios para a saúde. Estudo publicado em 2018, na revista científica BMJ Open, mostrou que pessoas que abandonaram o álcool por um mês dormiram melhor, tiveram mais disposição e perderam peso, apesar de poucas ou nenhuma mudança em suas dietas, tabagismo ou níveis de atividade física.
Eles também apresentaram redução na pressão arterial, nos níveis de colesterol, de resistência à insulina – um marcador de risco de diabetes tipo 2 – e de proteínas relacionadas ao câncer. Elas também mantiveram uma redução significativa no consumo de álcool no longo prazo, saindo de um padrão classificado como “perigoso”, no início do estudo, para de “baixo risco”, oito meses depois. *Com informações O Globo