Em luta contra doença, Pelé apresenta piora e passará Natal em companhia da família no hospital
O estado clínico de Pelé piorou nesta quarta-feira, de acordo com boletim médico publicado nesta tarde. O Rei do Futebol está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro e vinha apresentando melhora clínica, lenta, mas gradua, segundo os médicos que assinam os informes sobre sua saúde. Ele acompanhou alguns jogos da Copa do Catar, ‘abraçou’ Neymar após a eliminação do Brasil e festejou a conquista da Argentina.
O boletim médico de quarta relatou, no entanto, um Pelé mais enfraquecido. “Internado desde 29 de novembro para uma avaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória, Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. O paciente segue internado em quarto comum, sob os cuidados necessários da equipe médica”, diz o boletim assinado pelos médicos Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista, Rene Gansl, oncologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente médico e serviços hospitalares, todos do Einstein.
A filha, Kely Nascimento publicou em sua conta no Instagram uma foto ao lado da irmã Flávia informando que a família Arantes do Nascimento não estará toda reunida para o Natal. Kely mora nos Estados Unidos e viajou para o Brasil nas últimas semanas para acompanhar o pai no hospital e festejar a data na casa da família.
“Família do insta, o nosso Natal em casa foi suspenso. Nós decidimos com os médicos que, por várias razões, será melhor a gente ficar por aqui mesmo (no hospital), com todo esse cuidado que esta nova família… Einstein nos dá!! Nós, como sempre, agradecemos todo o carinho que vocês transmitem aqui no Brasil como do mundo inteiro! O seu amor por ele, as suas histórias e as suas preces são um conforto ENORME, porque sabemos que não estamos sós”.
Desde que foi internado, jogadores publicam mensagens nas redes sociais pedindo a melhora e orações ao “Rei Pelé”. Entre eles, os atletas da seleção brasileira Rodrygo e Vinicius Junior e os craques Mbappé e Cristiano Ronaldo.
No jogo do Brasil contra Camarões pela última rodada da primeira fase de grupos da Copa, no Estádio Lusail, uma enorme bandeira foi erguida pela torcida, desejando melhoras ao Rei. Os jogadores também levaram uma faixa para dentro do gramado após a partida diante da Coreia do Sul. Nela, havia uma foto de Pelé e seu nome.
No início do mês, torcedores do Santos chegaram a se reunir em frente ao Hospital Israelita Albert Heinstein, em São Paulo, para fazer uma vigília pelo Rei. A homenagem levou um grande número de santistas ao ato.
Com informações: Estadão
Foto: Werther Santana