Chuvas em Juazeiro e Petrolina causam alagamento e outros transtornos
As chuvas da noite de ontem e da madrugada desta sexta-feira (4) foram intensas em Juazeiro-BA e Petrolina-PE, e o resultado foi de muitos bairros alagados. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou alerta laranja, indicando atenção para as populações de Pernambuco, Bahia, Piauí e outros estados do nordeste.
Em Petrolina, os casos de inundação começaram a aparecer nesta manhã. Um vídeo, gravado por leitores do blog Carlos Britto, mostra a situação de diversas casas no bairro Vila Eulália, na Zona Norte.
Foi registrado, também, um vídeo que mostra como amanheceu a Rua 29 do Loteamento Recife, popularmente conhecida como a ‘rua do canal’.
E, no mesmo bairro a Rua 30, a mais baixa do bairro e com a reforma da BR-428, a areia aterrou o início da rua, que fica às margens da rodovia. “Está juntando a água das ruas mais altas, a drenagem da BR que escoa aqui, a água de outros bairros que foi canalizada para o canal da Rua 29, e o resultado é que, após as chuvas, nenhum morador do trecho da rua entra ou sai de casa. Estão todos ilhados”, lamenta um morador.
Outro local afetado foi a Rua do Condor, no Bairro Padre Cícero, zona norte da cidade, onde os moradores criticam que, após uma obra da prefeitura, estão sofrendo a cada chuva porque as águas invadem suas casas. No bairro Barranqueiro, de acordo com a moradora Francinara Pimentel, na rua Paripe, o estado é crítico. E no Distrito de Capim, também em Petrolina, a chuva atingiu 105 milímetros.
Já em Juazeiro leitores da REDEGN enviaram fotos e vídeos mostrando que a chuva caída inundou a pista da Rodovia BA 210 em várias localidades, de trechos entre Juazeiro e Curaçá, como na localidade do Barra Grande e outra na entrada da cidade.
Apesar dos grandes benefícios que a chuva traz para a região, muitos prejuízos também acabam sendo registrados em Juazeiro, por falta de uma infraestrutura adequada, como reclama o morador do bairro Novo Encontro, Francisco Souza.
“O bairro Novo Encontro está todo debaixo d’água. As ruas Padre Cícero, Senhor do Bonfim, e a Rua Cícero José foram as mais atingidas. Os moradores estão quebrando o asfalto sonrisal que a prefeita fez para tirar a água, porque invadiu as casas. A gestão asfaltou, botou um cascalho, jogou um óleo um óleo, e não fez a drenagem. Por conta disso, a água da chuva voltou toda para dentro das casas dos moradores”, relatou.
Ainda de acordo com ele, uma ponte que ligava o bairro Novo Encontro, com o bairro Monte Castelo, foi destruída durante a chuva.
Enquanto algumas pessoas lidam com os transtornos, agricultores e parte dos moradores da zona rural de Juazeiro, Curaçá e Petrolina, estão festejando a chuva. Na Fazenda Humaytá, localizada em Curaçá, Bahia foi registrado mais de 90 milímetros de chuva.
Fica o alerta, portanto, para que a população geral e os motoristas redobrem a atenção, inclusive nos pontos mais críticos onde algumas pessoas estão ilhadas.
De acordo com o coordenador Ramiro Cordeiro, da Defesa Civil de Juazeiro, choveu cerca de 85 milímetros. O trabalho da Defesa Civil de Juazeiro segue em regime de plantão para garantir a segurança da população. Em caso de necessidade, a comunidade poderá entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone (74) 99931-2210 (WhatsApp) ou com o Corpo de Bombeiros, por meio do 193.
Com informações Carlos Britto, RedeGN e PPreto no Branco.