Atleta petrolinense é campeã brasileira e se classifica para o mundial
Ana Roberta Silva, petrolinense de 16 anos de idade, garantiu o ouro no Campeonato Brasileiro de Aquathlon, que aconteceu neste domingo (16), na orla de Bairro Novo, em Olinda. A competição, composta por 1 km de natação e 5km de corrida também foi seletiva para os mundiais da modalidade e de Sprint Triathlon, em 2023, na Espanha. Duzentos atletas de 22 estados participaram em quatro categorias, subdivididos por faixa etária.
A atleta garantiu o 1º lugar em sua categoria 16-17 anos e ficou no TOP 10 da classificação geral do feminino. Com essa vitória, Ana conquista a vaga para o mundial em Ibiza, na Espanha, e ainda o bolsa atleta, a partir de 2024.
Na sua conta do Instagram, Ana Roberta descreveu seu sentimento: “Nas adversidades uns desistem, enquanto outros batem recordes”. A nadadora que começou suas atividades aos seis anos, mas com efetividade aos 11, continuou treinando e aperfeiçoando a técnica, tendo participado de jogos escolares e de outra competição, em Petrolina-PE, onde quase levou o ouro, mas foi desclassificada por uma volta a menos.
Dessa vez, com treinos intensos na piscina e no rio, ela conquistou o ouro e comemorou.
“Não caiu a ficha ainda, é o primeiro brasileiro que eu ganho, então tô muito feliz porque eu já nadava, mas não corria. Comecei a correr em junho e Marciano [treinador] vem me auxiliando muito na corrida, fiz um tempo melhor do que eu esperava, porque você já sai da água e já vai direto pra a corrida. Foi uma prova boa pra mim, principalmente na natação; eu queria muito o podium, mas não pensei que fosse na primeira categoria e top 10, mas veio e tô muito feliz”, relatou a atleta.