Tremor de terra atinge zona rural de Petrolina e município de Lagoa Grande
Após moradores da região de Cristália, que fica cerca de 80km de Petrolina, relatarem terem sentido um possível tremor de terra, associado a um estrondo forte nesta quinta-feira (21), a Defesa Civil do município entrou em contato com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que verificou um registro de um tremor de terra de magnitude preliminar calculada em 2.5 mR, no município de Lagoa Grande, e atingindo o Distrito de Cristália.
De acordo com o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton Aquino, esse tremor é considerado de magnitude leve e provavelmente foi sentido devido à baixa profundidade do hipocentro (local no interior da Terra onde se inicia a ruptura do material rochoso ocorrendo a libertação de energia sob a forma de ondas sísmicas). Segundo a Defesa, esse evento é normal no Nordeste Brasileiro, portanto, não há motivos para pânico.
A orientação para moradores que estiverem dentro de casa, é manter a calma e procurar um lugar mais seguro, debaixo de uma mesa ou do batente da porta, e evitar ficar perto de janelas e espelhos, móveis altos e lugares onde haja fogo. Caso esteja na rua, deve-se manter em lugar aberto, longe de edifícios altos, cabos de energia e árvores; e se estiver em lugares onde há muitas pessoas, evite correr até as portas e busque um lugar seguro. E por fim, caso esteja dirigindo, pare ao lado da estrada, não estacione em pontes e nem debaixo de cabos de energia.