QUALIDADE DE VIDA: Reino Unido começa a testar semana de trabalho com quatro dias úteis
Nesta segunda, 6, mais de 3 mil funcionários de 70 empresas no Reino Unido iniciaram uma semana de trabalho de quatro dias, em um programa piloto que é o mais recente teste da busca para reduzir o número de horas trabalhadas sem alterar o valor pago aos trabalhadores.
O experimento com duração de seis meses foi planejado pelas organizações sem fins lucrativos 4 Day Week Global e 4 Day Week UK, e pela Autonomy, instituição que estuda o impacto do trabalho no bem-estar. Pesquisadores da Universidade Cambridge, da Universidade Oxford e do Boston College vão avaliar os efeitos na produtividade e na qualidade de vida e pretendem anunciar os resultados em 2023.
“Vamos analisar como os funcionários respondem ao ter um dia a mais de folga, em termos de estresse e esgotamento, satisfação no trabalho e na vida, saúde, sono, uso de energia, deslocamento e muitos outros aspectos da vida”, disse Juliet Schor, professora de sociologia do Boston College e principal pesquisadora do projeto. As informações são do Estadão.