Pesquisa da Univasf vai analisar relação entre empatia e atividade cerebral
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Federal do ABC (UFABC) promete investigar as relações entre a empatia e a atividade cerebral. E os pesquisadores estão em busca de voluntários interessados em colaborar com o estudo, que é realizado presencialmente no Campus Sede da Univasf, em Petrolina. Os interessados participarão de uma sessão de coleta de sinais cerebrais por meio de eletroencefalograma.
Os voluntários devem entrar em contato com a discente Emuella Ribeiro pelo WhatsApp (74) 99106-7944 ou pelo e-mail: [email protected]. A coleta é realizada às terças e quartas-feiras no turno da tarde, mediante agendamento prévio. Podem participar pessoas que sejam naturais de Petrolina e Juazeiro, com idade entre 18 e 28 anos e que tenham morado na região durante os primeiros 15 anos de vida. Os interessados podem participar da pesquisa até o final do mês de junho.
A pesquisa interdisciplinar, intitulada “Correlatos neurais da empatia: investigando vieses etnoculturais em uma experiência vicária de dor”, é realizada pelos professores Rodrigo Pereira Ramos, do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel) da Univasf; Leonardo Sampaio, da UFCG; e Aline Neves, da UFABC; e pelos estudantes de Psicologia da Univasf Emanuella Ribeiro e de doutorado da UFABC Marcelo Grilo Júnior.