LUTO NO FUTEBOL: morre Freddy Rincón ídolo do Corinthians e da seleção da Colômbia
O ex-jogador colombiano Freddy Rincón, que já vestiu a camisa de Corinthians e Palmeiras, faleceu na noite de quarta-feira, 13, vítima de um acidente automobilístico. Na madrugada de segunda-feira, seu veículo bateu em um ônibus em Cali, na Colômbia. O veículo em que ele estava se chocou com um ônibus, deixando mais três pessoas feridas. Rincón sofreu traumatismo craniano grave. Os médicos precisaram fazer uma cirurgia de quase 3 horas, mas, apesar dos esforços, o ex-atleta de 55 anos não resistiu.
Freddy Eusebio Gustavo Rincón Valencia nasceu em 14 de agosto de 1966, em Buenaventura, e se tornou um dos maiores ídolos da história do Corinthians e da seleção colombiana. Revelado no Atlético Buenaventura, e se tornou um dos maiores ídolos da história do Corinthians e da seleção colombiana. Revelado no Atlético Buenaventura, de sua cidade natal, ele jogou também pelos gigantes nacionais Independiente Santa Fe e América de Cali antes de chegar pela primeira vez ao Brasil em 1993, para defender o Palmeiras.
Em 1996, já aos 30 anos, voltou para o Palmeiras, mas a segunda passagem não teve o mesmo destaque da primeira. Saiu então para o rival Corinthians, onde reencontrou Luxemburgo e mudou de posição: de meia ofensivo, o veterano foi recuado para volante, tornando-se um dos nomes mais dominantes da posição no país. Pelo Timão, virou ídolo da torcida e capitão do time, conquistando os Brasileiros de 1998 e 1999, o Paulista de 1999 e o Mundial de Clubes de 2000.
Inspiração para jovens e atletas da América Latina, Rincón também deixou uma marca em seu país de origem. Como ressaltou a Federação Colombiana de Futebol (FCF), o ex-jogador foi o primeiro colombiano a vestir a camisa do clube espanhol Real Madrid. Ele deixa quatro filhos: Freddy, Sebastián, Leonardo e Maria Clara.