SEM MÁSCARA: o que os estados da Bahia e Pernambuco dizem sobre o fim da obrigatoriedade?
O fim da obrigatoriedade da máscara de proteção na cidade do Rio de Janeiro levanta uma discussão sobre se outras cidades – e também estados – podem (ou não) seguir a mesma linha e decretar quer agora o uso se torna opcional em lugares fechados. A medida, inclusive, divide opiniões. Muitos especialistas a veem como precipitada.
Na Bahia, o governador Rui Costa afirmou que não haver um ‘horizonte’ para flexibilizar o uso de máscara. No Twitter, ele afirmou estar otimista com a redução no número de casos de Covid-19, mas acredita ser precipitado para tomar essa medida. “Se o número de casos de #coronavírus continuar caindo ao longo da semana na Bahia, flexibilizaremos ainda mais o público em eventos e em estádios. No entanto, ainda não temos no horizonte a flexibilização do uso de máscaras. Achamos precipitado considerar isso agora”, disse no Twitter.
Já o governo de Pernambuco também disse que ainda não têm previsão para retirar a obrigatoriedade das máscaras, em meio à pandemia de Covid-19, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o uso de máscaras continua obrigatório nas 184 cidades do estado e também no distrito de Fernando de Noronha (que chegou a flexibilizar em novembro, mas voltou a ser obrigatória em janeiro).
foto: Pedro Alves/g1