ABSURDO: Óleo é derramado no Rio São Francisco; Prefeitura de Juazeiro vai responsabilizar autor, confira:

Um gravíssimo crime ambiental aconteceu no Rio São Francisco. Óleo derramado se espalhou rapidamente e chamou a atenção de quem passou pela Orla de Juazeiro na noite deste domingo (24). Prefeitura se manifestou sobre o episódio ‘estamos tomando providências para identificar e responsabilizar o autor dessa infração ambiental’.

 

Em nota publicada nesta segunda-feira (24), a Prefeitura de Juazeiro justifica que segue procurando os responsáveis pelo crime ambiental e que vai tomar devidas providências perante o caso. Confira o posicionamento da Prefeitura de Juazeiro na íntegra:

 

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), assim que tomou conhecimento do derramamento de óleo na Orla da cidade, na rampa de acesso próximo ao atracadouro das barcas que fazem a travessia de passageiros para Petrolina, encaminhou uma equipe da fiscalização ambiental ao local ainda na noite deste domingo (23).

 

Com apoio da Guarda Municipal, os fiscais recolheram o tonel com resto do produto e iniciou o levantamento de informações com o objetivo de identificar o responsável pelo dano. A Semaurb esclarece que o fato enquadra-se como crime ambiental, de acordo com o art. 54, parágrafo 2º, incisos de III a V, da Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e a punição para quem praticou tal ato é pena de reclusão, de um a cinco anos.

 

A Prefeitura de Juazeiro lamenta profundamente que o produto tenha sido lançado na orla, poluindo as águas do Rio São Francisco, e está tomando todas as providências legais para identificar e responsabilizar, tanto penal quanto administrativamente, o autor dessa infração ambiental.

 

Nesta segunda-feira (24), a equipe de monitoramento e fiscalização ambiental da Semaurb voltará ao local para estudar a melhor forma para retirar o óleo que foi lançado no rio São Francisco e limpar a área afetada.

 

Compartilhar agora