Portal Zap - São João das Comunidades é realizado com sucesso no Bairro Quidé


São João das Comunidades é realizado com sucesso no Bairro Quidé
Veja mais:
publicada em 04/07/2018

Nos dias 29 e 30 o São João das Comunidades chegou ao bairro Quidé e foi um grande sucesso. Jaidete Varjão, Tinho do Acordeon, Valmir do Acordeon (que teve a participação do Juiz Sanfoneiro, Edinaldo Fonseca) e André Mendes animaram a festa e fizeram cerca de quatro mil pessoas arrastarem o pé durante os dois dias. O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. O Secretário Sérgio Fernandes prestigiou a festa.

De acordo com o Superintende de Eventos da SECULTE, Naldinho da Silva, “os barraqueiros e as pessoas que estavam presentes disseram que esse ano foi o melhor Arraiá que o Quidé já teve. Para nós, escutar isso é privilégio e alegria. Acredito que o sucesso venha da parceria com a comunidade. O São João é um evento cultural para a comunidade e nós acertamos em colocar um Polo aqui, porque também atraímos as comunidades circunvizinhas”, explica Naldinho.

Zeneide Diogo colocou uma barraca para comercializar produtos durante a festa e comemorou o sucesso. “É muito importante que a prefeitura realize a festa, porque já ficamos esperando chegar esse momento para fazer uma renda extra. Esse ano foi muito bom para os comerciantes, a gente conseguiu vender, porque o público compareceu. Agradecemos à Secretaria de Cultura por realizar essa festa e já se programar para o próximo ano”, afirma.

Para o agitador cultural Adegivaldo Mota da Silva, realizar o São João das Comunidades é importante para a preservação da cultura Nordestina “pela replicação das manifestações mais originais: músicas, danças, fogueiras, fogos, quadrilhas, comidas típicas. Tudo isso forma um conjunto que caracteriza o Nordeste e o seu povo e o Quidé é parte disso tudo. Esse ano foi o melhor, inclusive muito mais organizado pela SECULTE e pela comunidade. E vale ressaltar também que os barraqueiros conseguiram fazer uma renda extra, então acredito que valeu a pena a realização do evento, todos saíram ganhando”, ressalta.

Na noite do dia 30 também teve apresentação da Quadrilha Junina Tradicional, Mandacaru de Ouro, de Ponto Novo, que recebeu o prêmio de R$4 mil, e da quadrilha junina estilizada vencedora desse ano, a Buscapé, que pertence ao Bairro Quidé. O público presente vibrou com as apresentações.

Por Ramáiana Leal/ SECULTE
TAGS: sao joao das comunidades, juazeiro, quidé