Portal Zap - Sesc Petrolina recebe Festival Varilux de Cinema Francês


Sesc Petrolina recebe Festival Varilux de Cinema Francês
Se liga na programação:
publicada em 15/06/2018

O CineTeatro Dona Amélia, do Sesc Petrolina, recebe nos próximos dias 19 e 20 de junho, pelo segundo ano consecutivo, o Festival Varilux de Cinema Francês, que vai percorrer mais de 60 cidades brasileiras. As exibições são gratuitas e acontecerão às 15h e às 19h.

Na terça-feira (19/6), o festival será aberto com uma mostra de curtas-metragens premiados, que serão exibidos das 15h às 16h30 com os temas Fobias (“La Caresse”, de Morgane Polanski e “Belle à croquer”, de Axel) e Morte e Memória (“Garden Party” da 6 réalisateurs  e “Pépé le Morse” de Lucrèce Andreae). À noite o público a partir de 16 nos de idade, poderá assistir às 19h o longa La promesse de l'aube (Promessa ao amanhecer), do diretor Eric Barbier.  


No dia 20 de junho a programação também terá início às 15h, com classificação 14 anos, a mostra de curtas apresenta a temática Identidade, onde serão exibidos os filmes: “Le Bleu blanc rouge de mes cheveux”, de Josza Anjembe; “Les Bigorneaux” , de Alice Vial  e “Kapitalistis”, de Pablo Muñoz Gomez. Às 19h, será exibido para o público maior de 16 anos o longa “Diane A Les Épaules” (O Poder de Diane), do diretor Fabien Gorgeart.

De acordo com os organizadores o Varilux, que no ano passado conquistou o ranking de maior festival francês do mundo, levou 180 mil pessoas aos cinemas apontando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Com apoio cultural do Sesc, o festival é realizado pela Bonfilm e Ministério da Cultura, e tem patrocínio principal da Varilux/Essilor.

Escolas interessadas também podem ligar para o Sesc e agendar participação de turmas nas sessões. “Receber o festival mais um ano em Petrolina é uma nova oportunidade para que o público possa conhecer mais do cinema francês”, afirma o instrutor de atividades artísticas do Sesc Petrolina, André Vitor Brandão.

Programação:

Dia 19 de junho

De 15h às 16h30 – Mostra de curtas

 

La Caresse

De Morgane Polanski / Ficção / 9’31’’

Com Edvin Endre

Um jovem cai na armadilha de seu mundo agorafóbico. Ele é perfeitamente feliz em sua vida estéril até que um visitante inesperado vem incomodá-lo.

 

Belle à Croquer

De Axel Courtière / Ficção-Animação / 15’05’’

Com Sylvain Dieuaide Lou de Laâge, Ophélia Kolb, Catherine Deneuve

Oscar Mongoût, canibal gourmet, arde de amor por sua vizinha, a vegetariana senhorita Carotte. Essa paixão parece fadada ao fracasso: ela é vegetariana, enquanto ele sofre de uma fobia total de legumes. Tudo muda quando ela o convida para jantar.

 

Garden Party

De Florian Babikian Vincent Bayoux, Victor Caire Théopile Dufresne, Gabriel Grapperon e Lucas Navarro/ Animação/ 7’22’’

Numa mansão abandonada, anfíbios exploram os arredores, levados por seus instintos mias primitivos.

 

Pepe Le Morse

De Lucrèce Andreae / Animação / 14’54’’

Numa praia sombria e de muito vento, vovó reza, mamãe grita, as irmãs não estão nem aí. Lucas está só! Vovô era um sujeito estranho, agora está morto.

 

19h - Promessa ao Amanhecer (2017)/Títudo original: La promesse de l'aube

 Direção: Eric Barbier

Com: Pierre Niney, Charlotte Gainsbourg

De sua infância difícil na Polônia, passando por sua adolescência sob o sol de Nice, até suas proezas como aviador durante a Segunda Guerra Mundial, Romain Gary viveu uma vida extraordinária. Mas essa ânsia por viver mil vidas e se tornar um grande homem, ele deve a Nina, sua mãe. É o amor louco dessa mãe cativante e excêntrica que fará dele um dos maiores romancistas do século XX. Mas esse amor materno, sem limites, também será seu fardo por toda vida.

 

Dia 20 de junho

De 15h às 16h30 – Mostra de curtas

 

Le Bleu Blanc Rouge de Mes Cheveux

De Josza Anjembe / Ficção / 21’38’’

Com Grace Seri, Augustin Ruhabura, Mata Gabin

Com 17 anos de idade, Seyna, uma adolescente de origem camaronesa, se encanta pela história da França, país que a viu nascer e pelo qual ela é profundamente apaixonada. Com seu diploma de conclusão do ensino médio no bolso e sua maioridade chegando, Seyna só quer uma coisa: adquirir a nacionalidade francesa. Mas seu pai, Amidou, se opõe violentamente.

 

Les Bigorneaux

De Alice Vial / Ficção / 24’12’’

Com Tiphaine Daviot, Philippe Rebbot, Rebecca Finet

Zoé, trinta anos de idade, trabalha com seu pai, Guy, no bar Les Bigorneaux, em Brignogan-Plages. Garçonete, bartender, patroa, Zoé não se cansa de cuidar de tudo. Dá apoio a Guy, desde a morte prematura de sua mãe. Em uma manhã, a jovem começa a sentir vertigens e náuseas que alteram seu cotidiano. Ela teme estar grávida, mas sua ginecologista lhe diz que é de outro mal que ela sofre.

 

Kapitalistis

De Pablo Muñoz Gomez / Ficção / 14’03’’

Com Georges Siatidis, Nikolaos Sachas, Wim Willaert, Anne Paulicevich

”Papai Noel é um capitalista. Ele leva brinquedos para as crianças ricas e casacos para as crianças pobres”. Nikos, cinco anos.

 

19h - O Poder de Diane / Títudo original: Diane a Les Épaules

Direção: Fabien Gorgeart

Com Clotilde Hesme, Fabrizio Rongione, Thomas Suire

Sem hesitação, Diane aceitou carregar o filho de Thomas e Jacques, seus melhores amigos. É nessas circunstâncias, não muito ideais, que ela se apaixona por Fabrizio.

 

Serviço - Festival Varilux      

Dias 19 e 20 de junho

Local: CineTeatro Dona Amélia , no Sesc Petrolina

Entrada: gratuita

Informações: (87) 3866- 7454

 

Ascom
TAGS: CINEMA, FRANCES, SESC PETROLINA