Portal Zap - Confira dicas para ter um bom desempenho durante sua rotina de estudos


Confira dicas para ter um bom desempenho durante sua rotina de estudos
Enem ou vestibular?
publicada em 22/08/2017

(foto: reprodução/internet)

Entrar numa Universidade é um sonho para muitos jovens e adultos. Seja pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou seja pelo vestibular tradicional, a aprovação ou não do estudante depende da sua dedicação e esforço ao longo das duras jornadas de estudo. Outro critério importante e que pode ajudar no bom desempenho, é a organização. O planejamento da rotina fornece um bom ritmo de estudos, pois ajuda a manter o foco e deixar o aluno mais seguro e confiante até o dia em que for fazer a prova.

Separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a organizar melhor a rotina de estudos.

- crie um cronograma de estudos. Defina quais matérias e quais os conteúdos programados que você se dedicará para estudar por dia, estabelecendo tarefas. Tudo deve ser acompanhando de um prazo inicial e final. 
- esteja confortável. Estudar com fome, sede ou indisposição por motivo de saúde, não contribui para a concentração, e consequentemente, para o aprendizado. Além disso, aconselha-se estar num local calmo, bem iluminado, distante de interrupções. 
- crie um hábito de leitura. Quando maior for seu hábito de leitura, mais velocidade você adquire na hora da leitura, ganha mais facilidade ao interpretar um texto, conseguindo captar mais informações. Ler jornais e revistas, aumentado seu conhecimento de mundo, pode ajudar na produção da Redação, por exemplo.
- faça testes. Simulados online e responder as questões de livros e sites, é uma ótima iniciativa para fortalecer a memória. 
- esteja focado. Estudar e realizar outra tarefa ao mesmo tempo, não ajuda na concentração e nem na absorção do conteúdo. 
- estabeleça intervalos. Estar fadigado mentalmente não ajuda em nada. É importante dar pausas durante o estudo, para beber água, ir ao banheiro, descansar bem à noite e no intervalo de um turno para o outro. 
- nada de véspera. Deixar para estudar próximo da prova, não é a solução. Muito pelo contrário. A rotina de estudos deve ser menos intensa. Para ter um bom aprendizado, requer tempo. 
- cuide de sua saúde. Não fique sem comer ou sem se hidratar durante a rotina de estudos. Dormir bem também é essencial para ter um bom desempenho.

Agora que já acessou a internet e conferiu algumas dicas essenciais para te ajudar na rotina de estudos, é hora de voltar aos estudos, hein?! Boa sorte! 

Redação Portal Zap / Thiago Elias
TAGS: estudos, enem, vestibular, dicas